Planejamento e Gerência de Projetos (Introdução)

Planejamento e Gerência de Projetos (Introdução)


Irei iniciar uma introdução a ferramenta eficaz uma vez usada corretamente e com a capacitação necessário para manipular e adequar as exigências do projeto e necessidades das equipe, o Microsoft Project(MS Project). Mas primeiro irei analisar introduzir o planejamento e controle de projetos.


A seguir um vídeo explicando alguns conceitos de gerencia de projetos, apesar de não direcionado a gerencia de Projetos de Software, ajuda a entender melhor a importância do projetar.





Entende-se que a chave de um projeto de sucesso é um bom planejamento. O interessante que a gerencia de projeto não necessita de ferramentas super completas, existe a gestão de projeto de pequeno porte somente com Postits(o que particularmente gosto muito e é utilizado muito em métodos ágeis tal como Kamban), e até mesmo ferramentas online tais como Pipefy, e até o Trello. Uma coisa que gostaria de levar em consideração é o fato de que no Trello, por exemplo, dificilmente o componentes se sentiam motivados a gerenciar as tarefas por eles, talvez pelo caráter de manipular postits digitalmente não gera o mesmo entrosamento de físicos postits, ou pelo fato dos projetos, que participei e tive a oportunidade de acompanhar, cada componente era responsável por cadastrar e gerenciar suas tarefas, não havendo uma pessoa especifica para supervisionar e/ou motivar a interação com a ferramenta. No final das contas voltamos a um gerenciamento mais pessoalmente e utilizando meio mais flexíveis para para gerenciar os projetos, considerando projetos de pequeno porte, claro.


(Um dos meus antigos Trello DashBoard  que foi abandonado devido a utilização de ferramentas internas do projeto e físicas, como postits)


Porém, em muitos dos casos é necessário o gerenciamento de projetos de grande porte com um quantidade considerável de componentes e com diferentes funções e especialidades. Adicionando mais variáveis podemos incluir projetos de interação internacional, com diferentes culturas, fuso horários, perspectivas e nacionalidades. Atualmente existe Engenheiros de Software que atuam pela modalidade FreeLancer, o que torna dentre esses e outros fatores o papel do Gerente de Projeto extremamente complexo, mas com uma vasta possibilidade para execução de um projeto de excelência e bastante vantajoso.


Existe inúmeras ferramentas disponíveis mais sofisticadas e para atender todas as necesidades tais como: Ms Project, OpenProject, Redmine, Basecamp, Pivotal Tracker, Trac, Collabtive, Primavera, dentre outras, ou seja, o mercado necessita e sabe da importância da gerencia de projetos.


Dessa forma a aplicação de conceitos, habilidades, ferramentas e técnicas é de fundamental importância para obtenção dos requisitos definidos pelo projeto. Elas auxiliam na determinação de metas, programação, suprimentos, antecipação de dificuldades  e desenvolvimento das possíveis soluções. O planejamento pode ser divido em Planejamento Técnico, o qual envolve o processamento dos dados necessários à implementação, e o Planejamento Gerencial que envolve a coordenação entre os participantes do projeto.


As técnicas de grafos(CPM, PERT e PDM) pressupõem que exista oferta ilimitada de recursos, porém a realidade é possa existir escassez de recursos ou limitação de oferta. Desse modo surge o Problema de Programação de Projetos com Limitações de Recursos, focando em programar atividades em um ou mais projeto com limitações quanto a dependências(tecnologias, burocráticas ou legais) e por oferta limitada de recursos.(Minicurso)
Por outro lado quando existe recurso em quantidade suficiente, mas existe a necessidade de estabilizar o padrão de utilização, diminuindo assim a flutuação de utilização, o Problema de Nivelação de Recursos é originado. O qual consiste em manipular somente as atividades não críticas, utilizando suas folgas disponíveis, assim o prazo do projeto permanece inalterado.


Algumas áreas, tais como: Construção Naval, Prestação de serviço  podem desenvolver projetos paralelos, tendo ou não inter-relação com outros projetos. Ferramentas mais apropriadas se fazem necessárias o qual é denominado de Gerenciamento do Programa.


A apostilha “Minicurso Gerencia de Projeto” apresenta a seguinte tabela para observação das diferenças entre gerenciar Projetos Individuais e Múltiplos Projetos.


Múltiplos Projetos
Projetos Individuais
Gestão de vários projetos simultâneos
Gestão de um projeto por vez
Gestão voltada para os recursos
Gestão voltada para o prazo ou processo
Recursos compartilhados transversalmente
Recursos exclusivamente disponibilizados
Os projetos tendem a ser similares entre si
Os projetos tendem a ser diferenciados entre si
Os projetos tendem a ser mais simples
Os projetos tendem a ser mais complexos
Maximização da utilização dos recursos
Minimização da demanda dos recursos
Busca a continuidade do trabalho
Possui uma carga de trabalho estabelecida
Possui diferentes objetivos entre os projetos
Possui em geral um único objetivo


Alguns conceitos e tecnicas também são interessantes ao gerencia um projeto. Uma delas é o Gráfico de Gantt (idealizado pelo engenheiro industrial norte-americano Henry Gantt em 1917). Ele é baseado no tempo das atividades, apresentado em forma de barras horizontais que representa uma atividade do projeto. Na direção horizontal encontra-se as durações em escala de tempo, e na vertical as descrições. Porém, em projetos longo e com um grande quantidade de atividades o diagrama possa perder clareza.


Exemplo do diagrama de Gantt:



Referências:


Udinart Prata Rabelo, 1ª Temporada de MiniCursos - MS Project, PET Civil, UFC, disponível em:  http://www.portaldaproducao.com.br/emocep/arquivos/apostila-ms-project.pdf, acessado em: 31/01/2016

C. Renzo, 9 ferramentas para Gerenciamento de Projetos, ago. 30, 2013, disponível em: http://www.tiespecialistas.com.br/2013/08/9-ferramentas-gerenciamento-projetos/, acessado em: 09/02/2016



Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Total de visualizações de página