Gerência de projetos

Gerência de projetos

Bom, inicialmente entende-se que um projeto como atividades realizadas em grupo ou individualmente direcionadas na obtenção de um objetivo em comum, seja este: um serviço, produto, ou um resultado único, conforme necessidades especificas, incluído tempo, custo e recursos disponíveis. A construção de uma rodovia, prédio, restauração de um edifício, expansão de mercado, planejamento de marketing, bem como o desenvolvimento de um software são projetos que precisão ser gerenciados de forma especificar para obtenção dos resultados, aprendizados, integrações almejadas, de acordo com os recursos de tempo, e custos disponíveis.
A Gerência de Projetos é a utilização dos conhecimentos, técnicas e habilidades para o desenvolvimento de um determinado projeto. Gerenciar projetos é fundamental para rastreamento das ações que precisaram ser tomadas para a execução efetiva e eficaz de projetos. O gerenciamento de projetos permite uma melhor fator competitivo nos mercados, objetivando melhor o negocio.


Os grupos comuns do processo de Gerenciamento de Projetos são os seguintes:
  • Processo de Iniciação: onde é definida as necessidades.
  • Processo de planejamento: define e refina o objetivo, como também ações, escopo e planos auxiliares para a gestão do projeto.
  • Processo de execução: associado interação de recurso (humanos, físicos, tempo etc.) para a efetivação do projeto.
  • Processos de Monitoramento e Controle: rastreia e mensura o desempenho do projeto. Ocorrendo em paralelo ao processo de execução, identificando assim variações em relação ao planejamento e aplicando ajuste necessário, para garantir que os resultados almejados no período sejam alcançados.
  • Processos de Encerramento: nesse etapa final é avaliado os resultados, formalizada a aceitação do projeto, fechamento do contrato, serviço ou resultado. Bem como a realocação de recursos e evolução do projeto, para analise das falha e melhoria de processos futuros.

De acordo com o Project Management Institute (PMI) a gerência de projeto é divida em nove etapas:
O conhecimento em gerenciamento de projetos é composto de dez áreas:
  • Gerenciamento da Integração - certificasse da correta coordenação dos elementos do projeto.
  • Gerenciamento de Escopo - abrange os limites/bordas do projeto para a correta objetividade do projeto.
  • Gerenciamento de Custos - identificação dos requisitos de custos, e limites orçamentários.
  • Gerenciamento de Qualidade - define insumos e processos, para o requerimentos do projeto sejam atendidos.
  • Gerenciamento das Aquisições - aquisição de materiais e serviços necessários para realizar o projeto.
  • Gerenciamento de Recursos Humanos - definição, planejamento, interação e acompanhamento dos recursos humanos envolvidos, buscando o melhor seu melhor alocamento.
  • Gerenciamento das Comunicações - abrange normas direcionadas gestão da informação do projeto, tais como: geração, captura, distribuição, armazenamento, apresentação, e níveis de segurança.
  • Gerenciamento de Risco - está relacionado a identificação, análise e resposta a riscos que interferem no projeto.
  • Gerenciamento de Tempo - analisa a sequencia de atividades e ritmo, visando a finalização do projeto no prazo definido.


Referências:

GRUPOS DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS -
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/INFORMATIVO_EGP_EDIC3_jan2012.pdf - Acessado em: 24/01/2016

Udinart Prata Rabelo, 1ª Temporada de MiniCursos - MS Project, PET Civil, UFC, http://www.portaldaproducao.com.br/emocep/arquivos/apostila-ms-project.pdf, Acessado em: 24/01/2016

CURSO DE MS-PROJECT E MS-PROJECT SERVER (EPM) -  http://www.curso-ms-project.com.br/perguntas/o-que-e-controle-de-projetos, Acessado em: 24/01/2016

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