Um adequado planejamento é de fundamental importância para obtenção de resultados a partir de um conjunto definido de estado inicial e final, perseguindo uma determinada meta com recurso delimitados.
É o planejamento o qual irá permitir o rastreamento, controle, antecipação das dificuldades e ajuste do escopo das atividades que compõe o projeto. O gerenciamento de projetos contém tarefas de grande escala, utilizando considerável quantidade de recursos e tempo, e necessitando comumente diferentes partes da organização.
O escopo do planejamento pode-se visualizar dois tipos definidos de abordagens e complementares, são elas:Planejamento técnico o qual envolve a interação entre fatores necessários que enfatizam a implementação das atividades do projeto e,
Planejamento Gerencial o qual envolve a interação/coordenação entre os componentes do projeto.
As atividades de gerenciamento de projeto pode-se dividir em cinco etapas necessárias ao planejamento e rastreamento dos projetos:
1ª etapa: compreensão do ambiente do projeto – variáveis internas (controláveis) e externas (não controláveis) que podem influenciar o projeto.
2ª etapa: definição do projeto – definição dos projetos , escopo, e da estratégia para o projeto
3ª etapa: planejamento do projeto – define como o projeto será colocado em prática.
4ª etapa: execução técnica – desempenho dos aspecto técnicos do projeto.
5ª etapa: controle do projeto – garantia de que o projeto esta sendo executado de acordo com os planos.
Projetos com Limitações de Recursos
Existem técnicas que auxiliam a execução de projetos, por tecnica de grafos, com recursos limitados podemos citar: CPM (Critical Path Method), PERT (Program Evaluation and Review Technique) e (PDM) Product Data Management, quando analisado puramente limitações quanto a execução do projeto.
Método do Caminho Crítico (CPM-Critical Path Method)
O tecnica CPM é Utilizada para identificar o caminho crítico do projeto, definindo datas de inicio e termino mais cedo e mais tarde, desconsiderando quaisquer limitação de recursos.
Tecnica pelo qual graficamente é apresentado o projeto e uma sequencia logica das atividades, feitas ou não simultaneamente. Todas atividades que estiverem entre determinado caminho é uma atividade considerada critica, o que requer maior cuidado e atenção na monitorização uma vez que pode alterar o percurso de atividades central (baseline). Os diferentes caminho (paths) possíveis no diagrama permite uma maior flexibilidade das datas de inicio e termino das atividades (pois estão definidas como datas mais cedo e mais tarde de início e término). Desse modo podemos identificar o caminho critico o qual é caracterizado pela soma da sequencia de atividades que maior terá duração para execução do projeto. As atividades que estão nesse caminho são denominadas de atividades críticas.
Processo CPM:
- Identificar Atividades
- Identificar sequências e dependências
- Desenhar diagrama de rede das atividades
- Estimar duração de atividades
- Identificar o caminho mais longo no diagrama de rede (critical path)
- Monitorizar e atualizar o progresso do projeto
Exemplo:
Segue um Projeto:
Caminho 1:
Caminho 2:
Caminho 3:
Calcula a duração das atividade, e consequentemente identificamos o caminho crítico.
Caminho 1= A + B + D= 15 + 45 + 10 = 70 "CAMINHO CRÍTICO"
Caminho 2 = A + C + D = 15 + 30 + 10 = 55
Caminho 3 = A + C + E = 15 + 30 + 5 = 50
Caso tenha que terminar o seu projeto mais cedo que o planeado, terá que encurtar a duração das atividades que se encontram no caminho crítico. O qual existem técnicas para redução de cronograma o qual podemos abrange em outro artigo.
Técnica de Avaliação e Revisão de. Programas (PERT - Program Evaluation and Review Technique)
O PERT foi desenvolvido pela empresa de consultoria Booz, Allen & Hamilton, em 1958. Em seguida na década de 1950-60 (ocorria o conflito chamado guerra fria), e desse modo com o intuto do governo do Estados Unidos mostrar maior capacidade tecno-militar, começou a desenvolver em novos submarinos nucleares, Polaris e de aviões bombardeiros estratégicos de longo alcance. Devido a grande quantidade de empresas envolvidas o modelo PERT foi de grande utilidade para execução dos projetos.
O modelo PERT consistem em gerenciar o andamento de um determinado projeto. Representando de forma gráfica, uma rede de tarefas cujo encadeamento permite a execução dos objetivos do projeto projeto.
As fases preliminares do PERT se constituem em:
- Segmentação precisa do projeto em tarefas;
- Estimativa da duração de cada tarefa;
- Indicação de um líder de projeto, que ficará encarregado de assegurar o acompanhamento do projeto.
O PERT utiliza dois tipo de diagrama: o Diagrama de Atividades no Nó (mais usual), e Diagrama de Atividades na Seta. As setas ligam uma ou mais atividades, definindo assim a sequencia do respectivo calendário.
A conexão entre as atividades pode se por três causas:
Dependência mandatória: caracteriza pela dependência de carácter físico.
Dependência discricionária: estabelecida por quem elabora o plano ou associadas a boas-práticas ou metodologias do contexto da área.
Dependência externa: relaciona as atividades externas ao projeto que pode interferir no projeto.
Exemplo de diagrama de Nó (Comumente mais usado):
Exemplo de diagrama de Seta:
Comumente o Diagrama de PERT é utilizada em conjunto com o Método do Caminho Crítico (CPM).
Continua…
Referências:
Método do Caminho Crítico (CPM), Disponível em : http://www.gestaodeprojetos.com.pt/index.php/tempo-todos-os-artigos/111-metodo-do-caminho-critico-cpm, Acessado em: 31/01/2016
Udinart Prata Rabelo, 1ª Temporada de MiniCursos - MS Project, PET Civil, UFC,http://www.portaldaproducao.com.br/emocep/arquivos/apostila-ms-project.pdf, Acessado em: 31/01/2016
Alexandre Paiva, MS PROJECT 2007, 17/07/2011, Disponível em: http://gerentedeprojeto.net.br/?p=584, Acessado em: 31/01/2016
Mauricio, Planejamento e Controle de Projetos, Disponível em: http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/administracao/planejamento-e-controle-de-projetos/, Acessado em: 31/01/2016
Planejamento e Controle de Projetos, Disponível em:
https://chasqueweb.ufrgs.br/~rafael.laranja/CCA99002/Planejamento_controle_Projetos.pdf, Acessado em: 31/01/2016
Referência relacionada a PERT:
http://br.ccm.net/contents/583-metodo-pert, Acessado em: 03/02/2016
Grupo 2ALL, PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método PERT, Disponível em:
http://pm2all.blogspot.com.br/2011/10/pmbok-ferramentas-e-tecnicas-metodo.html, Acessado em: 03/02/2016
Avila, A. V. O Método PERT-CPM-6, Disponível em:
http://pet.ecv.ufsc.br/arquivos/apoio-didatico/ECV5318%20-%20Planejamento_cap06.pdf, Acessado em: 03/02/2016
Avila, A. V. O Método PERT-CPM-6, Disponível em:
http://pet.ecv.ufsc.br/arquivos/apoio-didatico/ECV5318%20-%20Planejamento_cap06.pdf, Acessado em: 03/02/2016